Quarta, 27 de Outubro de 2021
20°

Poucas nuvens

Ponta Porã - MS

Cidades PRUDENTE

Com rajadas de vento de 80km/h, tempestade de poeira provoca estragos e pânico na região de Presidente Prudente

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para o atendimento das ocorrências. O trabalho também envolveu funcionários da empresa concessionária de distribuição de energia elétrica.

01/10/2021 às 14h46 Atualizada em 01/10/2021 às 15h07
Por: Jornalista Adilson Oliveira Fonte: G1 Presidente Prudente
Compartilhe:
Tempestade de poeira atingiu Presidente Prudente (SP) na tarde desta sexta-feira (1º) — Foto: Cedida
Tempestade de poeira atingiu Presidente Prudente (SP) na tarde desta sexta-feira (1º) — Foto: Cedida

Uma tempestade de poeira causou estragos e pânico na região de Presidente Prudente (SP) na tarde desta sexta-feira (1º).

A força do vento, com rajadas de 80km/h, segundo o climatologista Vagner Camarini, derrubou árvores, destelhou imóveis e arrancou placas publicitárias e sinalizatórias, vidraças e marquises.

De acordo com o climatologista Vagner Camarini, a tempestade de poeira é um fenômeno comum nesta época do ano na região de Presidente Prudente.

Tempestade de poeira atingiu Presidente Prudente (SP) na tarde desta sexta-feira (1º) — Foto: Heloise Hamada/TV Fronteira

Ele explicou que, geralmente após um longo período de estiagem e a chegada de uma frente fria, é normal a ocorrência de fenômenos como este.

"Quando o tempo está muito seco, muita poeira acaba sendo gerada e, com a chegada da frente fria, ocorre uma espécie de choque térmico. Normalmente, essas tempestades acontecem entre o final de agosto e o começo de setembro, com a despedida do inverno e a chegada da primavera. No entanto, como a seca se prolongou neste ano, isso só ocorreu agora", disse Camarini ao g1.

Tempestade de poeira atingiu Presidente Prudente (SP) na tarde desta sexta-feira (1º) — Foto: Heloise Hamada/TV Fronteira

O climatologista ainda ressaltou que as rajadas de vento chegaram a cerca de 80 km/h. Segundo o Camarini, mesmo sendo um fenômeno isolado, esta não é a primeira vez que isso acontece no Oeste Paulista.

"Ainda há chances de que ocorram outros episódios como este, mas normalmente é só na chegada de uma frente fria mais intensa. Porém, caso a chuva dos próximos dias seja de baixa intensidade e ocorra mais um longo período de estiagem, isso pode voltar a acontecer", explicou.

 

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para o atendimento das ocorrências. O trabalho também envolveu funcionários da empresa concessionária de distribuição de energia elétrica.

No Aeroporto Estadual de Presidente Prudente, a força do vento quebrou vidros do saguão de embarque e desembarque de passageiros.

 

No Jardim Bongiovani, também em Presidente Prudente, as rajadas de vento arrancaram a vidraça da fachada de uma agência bancária.

Na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), uma carreta bitrem tombou no trevo de acesso a Álvares Machado (SP).

A Energisa Sul-Sudeste, empresa concessionária que atua em 24 cidades do Oeste Paulista, informou que o temporal que atingiu a região de Presidente Prudente, na tarde desta sexta-feira (1º), provocou inúmeras ocorrências no sistema elétrico.

 

Por conta dos ventos fortes, foram registradas quedas de árvores e lançamentos de galhos e outros objetos sobre a rede elétrica, causando a interrupção no fornecimento da energia em várias localidades, simultaneamente.

A empresa acionou rapidamente o seu plano de contingência e reforçou as equipes que, neste momento, estão atuando para agilizar o restabelecimento da energia com segurança a todos os consumidores afetados.

 

A Energisa orienta a população para que, caso encontre fios caídos na rua ou na calçada, mantenha distância e avise imediatamente a concessionária pelo telefone 0800-701-0326 (ligação gratuita). Além disso, os os clientes também podem acionar a distribuidora pelo aplicativo Energisa On, pelas redes sociais ou pela Gisa, por meio do número (18) 99120-3365 (assistente virtual da Energisa pelo WhatsApp).

"A Energisa Sul-Sudeste conta com a compreensão de todos e reafirma o seu compromisso de manter as suas equipes trabalhando de forma ininterrupta até que a energia seja normalizada para todos os clientes atingidos", pontuou a empresa.

PRESIDENTE PRUDENTE - SP
PRESIDENTE PRUDENTE - SP
Sobre o município Maior cidade do oeste paulista, um grande centro acadêmico de referência no Estado de São Paulo.
Ponta Porã - MS Atualizado às 01h07 - Fonte: ClimaTempo
20°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 29°

Qui 30°C 20°C
Sex 26°C 19°C
Sáb 30°C 19°C
Dom 32°C 21°C
Seg 31°C 20°C
Ele1 - Criar site de notícias