Sábado, 25 de Setembro de 2021
28°

Alguma nebulosidade

Ponta Porã - MS

Internacional Internacional

Portugal revoga proibição de viagens a turistas brasileiros no país

Documento que autoriza a entrada de brasileiros está em vigor a partir desta quarta-feira (01), e vale até o dia 16 de setembro.

01/09/2021 às 13h24
Por: Jornalista Adilson Oliveira Fonte: Correio do Estado
Compartilhe:
Reprodução
Reprodução

A entrada de turistas brasileiros em Portugal, que estava proibida há quase 18 meses em razão da Covid-19, voltou a ser autorizada. 

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (1º).

O documento tem validade até 16 de setembro “podendo ser revisto em qualquer altura, em função da evolução da situação epidemiológica”, e revoga a decisão anterior do Governo a qual decretava a proibição de viagens não essenciais a partir do Brasil até o fim de setembro.

Portugal agora está aberto para turistas da União Europeia, Estados Unidos, Brasil, Grã-Bretanha, Japão, Austrália, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Nova Zelândia, Cingapura e Canadá, onde os visitantes devem apresentar um teste negativo da Covid-19 ao chegar no país.

Já os visitantes de países como Nepal, Índia e África do Sul ainda são obrigados a permanecer em quarentena durante 14 dias à chegada e só devem viajar por razões essenciais.

Em nota enviada à Folha de São Paulo, o ministério dos Negócios Estrangeiros afirmou que a partir de agora, os passageiros oriundos do Brasil deixam de estar sujeitos à obrigação de quarentena”.  

Nos últimos meses, brasileiros que viajavam a Portugal sem o passe sanitário europeu válido, estavam sujeitos a permanecer em confinamento obrigatório de 14 dias.

Certificado digital

O documento eletrônico atesta uma das três opções: imunização completa contra a Covid-19, recuperação da doença há menos de 6 meses ou teste laboratorial recente com resultado negativo para o vírus.

Sem um acordo em vigor, brasileiros têm dificuldade para obter o chamado certificado digital europeu, também conhecido como passe sanitário ou passaporte Covid.

O certificado digital está sendo utilizado cada vez mais como requisito para acesso a estabelecimentos e serviços, como espaços no interior de restaurantes e participação em aulas em academias de ginástica.

É importante lembrar que é possível que pessoas vacinadas no Brasil obtenham acesso ao documento, no entanto, Portugal só aceita, para a obtenção do documento, vacinas que tenham sido aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento: Pfizer, Moderna, Janssen e AstraZeneca.  

A vacina Coronavac, amplamente utilizada no Brasil e já aprovada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), está fora da lista.

 

Ponta Porã - MS Atualizado às 13h15 - Fonte: ClimaTempo
28°
Alguma nebulosidade

Mín. 18° Máx. 34°

Dom 34°C 18°C
Seg 35°C 19°C
Ter 35°C 19°C
Qua 36°C 21°C
Qui 36°C 21°C
Ele1 - Criar site de notícias