Sábado, 25 de Setembro de 2021
28°

Alguma nebulosidade

Ponta Porã - MS

Política POLÍTICA

Evander pede inclusão de 120 famílias indígenas de MS em programas de segurança alimentar

As famílias pertencem à aldeia Terra Indígena Tico Lipú, localizada no Bairro Morrinho em Aquidauana. O pedido partiu do Cacique Tico Lipú

25/08/2021 às 12h40
Por: Jornalista Adilson Oliveira Fonte: Assessoria EV
Compartilhe:
Deputado Estadual Evander Vendramini (PP)
Deputado Estadual Evander Vendramini (PP)

O deputado estadual Evander Vendramini (Progressistas) encaminhou indicação à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) em que solicita a inclusão de 120 famílias indígenas no programa de segurança alimentar dos governos Estadual e Federal. O documento foi protocolado durante a sessão ordinária mista da Assembleia Legislativa.

As famílias pertencem à aldeia Terra Indígena Tico Lipú, localizada no Bairro Morrinho em Aquidauana. O pedido partiu do Cacique Tico Lipú e da Associação Indígena Kopenot Urbana de Aquidauana. Conforme justificativa, a pandemia que assola o mundo acarretou aos indígenas da aldeia dificuldades financeiras e de saúde. “Essas famílias necessitam do auxílio do Governo para que possam ter melhores condições de vida. Por isso, espero que meu pedido seja analisado e atendido o mais breve possível”, apontou Evander.

Segurança Alimentar – O Governo Federal tem concentrado esforços para reduzir a insegurança alimentar dos povos indígenas. Com este objetivo, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) reforça a implementação de políticas públicas, como o Bolsa Família, a assistência social e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). São políticas que promovem cidadania, qualidade de vida, aumento da renda e contribuem para a conservação da biodiversidade. Conforme dados do MDS, 143 mil famílias indígenas no Brasil já fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Em âmbito estadual, mais de 90% da população indígena é beneficiada mensalmente com cestas alimentares distribuídas pelo Governo do Estado por meio da Sedhast, alcançando indígenas de 55 aldeias de Mato Grosso do Sul.

Ponta Porã - MS Atualizado às 12h55 - Fonte: ClimaTempo
28°
Alguma nebulosidade

Mín. 18° Máx. 34°

Dom 34°C 20°C
Seg 35°C 21°C
Ter 35°C 21°C
Qua 36°C 22°C
Qui 40°C 27°C
Ele1 - Criar site de notícias