Sábado, 24 de Julho de 2021
18 98814 7587
Geral Parabéns

Ponta Porã e Nioaque comemoram aniversário de emancipação política

Municípios do interior do Estado celebram data neste domingo

18/07/2021 13h14 Atualizada há 6 dias
Por: Jornalista Adilson Oliveira Fonte: Campo Grande News
Entrada de Ponta Porã com cuias de chimarrão e de tereré, símbolos da cidade (Foto: Valdemir Almino)
Entrada de Ponta Porã com cuias de chimarrão e de tereré, símbolos da cidade (Foto: Valdemir Almino)

Ponta Porã e Nioaque, municípios sul-mato-grossenses, celebram aniversário de emancipação política neste domingo (18).

Ponta Porã, principal cidade sul-mato-grossense da fronteira do Brasil com Paraguai, completa 109 anos de emancipação. Distante 313 km de Campo Grande, a cidade terá comemorações virtuais, com atrações musicais, apresentações culturais e sorteio de prêmios.

A Live História, Integração, Cultura e Desenvolvimento de hoje começa às 17h e será transmitida no Facebook e no canal do YouTube da Prefeitura de Ponta Porã.

Fundada em 1912, Ponta Porã começou sua formação com a chegada de um povo denominado Punta Porá. S região, que começou a surgir dentre os campos de erva-mate segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estática).

Ponta Porã era uma região deserta e habitada somente por tribos de índios, os Nhandevas e os Caiuás, descendentes do povo Guarani, antes da Guerra do Paraguai. Esses povos viviam da caça, da coleta de frutos e dos cultivos de pequenas roças. Em 1777 uma expedição militar chegou a esta região, tendo como objetivo explorar o solo.

A industrialização da erva-mate, um dos símbolos da cidade até hoje, começou por volta de 1882 quando a cidade começou a tomar seus primeiros impulsos de progresso econômico.

Em 1900 Ponta Porã tornou-se distrito de Bela Vista. Em 18 de julho de 1912 foi criado o Município de Ponta Porã, deixando de ser distrito de Bela Vista.

Monumento batiza Nioaque como "Vale dos Dinassauros" (Foto: Divulgação) 

Nioaque – Localizada a 179 km de Campo Grande, Nioaque completa 131 anos de emancipação política neste domingo. O aniversário do município será celebrado com entrega de diversasobras.

O distrito de Nioaque foi criado em 1877. No dia 18 de julho de 1890 foi elevado a categoria de municípios, desmembrado ao município de Miranda.

Com as duas invasões ocorridas durante a Guerra do Paraguai, a região tornou-se um dos principais patrimônios culturais do atual Mato Grosso do Sul.

Na praça central, um canhão e um Monumento dos Heróis da Retirada da Laguna simbolizam a história protagonizada por aqueles que lutaram pelo País.

O município também foi eternizado como "Vale dos Dinassauros" em abril de 2015, cerca de 30 anos depois que pegadas de um abelissauro foram registradas à beira do Rio Nioaque. 

Ponta Porã - MS
Atualizado às 01h51 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 30°

28° Sensação
14.6 km/h Vento
42.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Segunda (26/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias