Sábado, 24 de Julho de 2021
18 98814 7587
Saúde VACINAÇÃO EM MASSA

Toda a população acima de 18 anos está vacinada contra Covid-19 em Ponta Porã

Doses extras da Janssen contribuíram para avanço da imunização em 13 municípios fronteiriços

17/07/2021 14h28 Atualizada há 6 dias
Por: Jornalista Adilson Oliveira Fonte: Correio do Estado
Divulgação
Divulgação

O município de Ponta Porã, cidade localizada a 313km de Campo Grande, vacinou toda a sua população acima de 18 anos, de acordo com o prefeito da cidade, Hélio Pellufo Filho.

A vacinação em massa com doses extras da Janssen para realização de estudo acelerou o processo de imunização em 13 municípios que fazem fronteira com Paraguai e Bolívia.

O prefeito Hélio Filho afirma ao Correio do Estado que Ponta Porã atingiu a meta de 90% da população imunizada contra a Covid-19.

“Nós estamos em um ritmo acelerado. Agora vamos esperar os 14 dias da imunização para ver como é que se comporta a imunização total da população”.

Com as doses extras da Janssen, o município vacinou 38 mil pessoas e ainda teve que devolver aproximadamente sete mil doses que sobraram para a Secretaria de Estado de Saúde (SES).

O prefeito diz que agora o plano é imunizar adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades com a Pfizer-BioNTech.

Além disso, o próximo objetivo também é dar prosseguimento na aplicação da segunda dose das vacinas da Coronavac, Pfizer e AstraZeneca. De acordo com Hélio, 12 mil pessoas ainda não tomaram a segunda dose.

 

Vacinação em massa

 

A SES recebeu cerca de 165 mil doses extras da Janssen para realização de estudo da eficácia da vacina em 13 municípios fronteiriços de Mato Grosso do Sul.

Mundo Novo, Japorã, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Ponta Porã, Antônio João, Bela Vista, Caracol, Porto Murtinho, Corumbá e Ladário são as cidades beneficiadas e que fazem fronteira com Paraguai e Bolívia.

A vacinação em massa beneficia não apenas os 13 municípios de fronteia, mas também o restante do Estado.

O coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) e assessor militar na Secretaria de Estado de Saúde (SES), Marcello Frahia celebra as doses extras da Janssen trazidas à Mato Grosso do Sul.

"Esse estudo é para fazer um cinturão sanitário nos 13 municípios de fronteira que são os brasileiros residentes nesses países que atravessam a fronteira para serem vacinados aqui no Brasil. As vacinas são um plus, um adicional, isso não era previsto et oda a população sul-mato-grossense ganha com isso".

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde, 90.438 pessoas foram imunizadas em sete dias nos 13 municípios da fronteira.

 

Sobra de doses

 

Ao todo, os 66 municípios do estado de Mato Grosso do Sul, excluídos da fronteira, receberam 61 mil doses remanescentes da Janssen.

Os imunizantes extras são sobra de doses aplicadas nos 13 municípios da fronteira. 

O motivo da sobra de doses é que a vacinação já estava avançada em alguns municípios da fronteira para além do quantitativo inicialmente previsto. 

 

Ritmo da vacinação

 

De acordo com dados do vacinômetro disponibilizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), Mato Grosso do Sul tem 53,42% de pessoas vacinadas e 28,64% imunizados contra Covid-19.

A campanha de vacinação teve início em 18 de janeiro de 2021. O objetivo é imunizar cidadãos para diminuir o número de casos, mortes, internações e conter a pandemia.

Segundo dados do vacinômetro disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Campo Grande tem 46,1% de vacinados e 29,73% de imunizados.

Este número representa 414.737 campo-grandenses que tomaram uma dose da vacina e 269.366 pessoas que tomaram as duas doses ou dose única.

Mato Grosso do Sul é o primeiro estado do país no ranking de aplicação da primeira dose e segunda dose, de acordo com dados do vacinômetro disponibilizado pelo Ministério da Saúde.

Ponta Porã - MS
Atualizado às 00h23 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 30°

27° Sensação
15 km/h Vento
36.8% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Segunda (26/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias