Sábado, 24 de Julho de 2021
18 98814 7587
Política SAÚDE DO PRESIDENTE

Bolsonaro deve ser operado se tratamento não for suficiente

Internado em São Paulo com obstrução intestinal, Bolsonaro deve ser operado se o tratamento a que está sendo submetido não for suficiente. Presidente chegou a ser sedado e intubado em Brasília, após dar entrada no HFA com dores abdominais

15/07/2021 09h26
Por: Jornalista Adilson Oliveira Fonte: CB
Bolsonaro, ainda no HFA: nota da equipe médica informou que o presidente ficará em intenso
Bolsonaro, ainda no HFA: nota da equipe médica informou que o presidente ficará em intenso "tratamento clínico conservador" - (crédito: Jair Messias Bolsonaro/Instagram/Reprodução)

O presidente Jair Bolsonaro foi transferido, na noite de ontem, para o Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde passará por nova bateria de exames para avaliar se precisará de cirurgia de correção de uma obstrução intestinal. O diagnóstico do mandatário veio após internação no Hospital das Forças Armadas (HFA), na madrugada de ontem, com fortes dores abdominais e uma crise de soluço, que já durava quase duas semanas. Caso seja realizado procedimento cirúrgico, será o sétimo desde que ele foi esfaqueado, em 2018, durante a campanha eleitoral, em Juiz de Fora (MG).

O médico Antônio Luiz Macedo, que operou Bolsonaro quando ele sofreu o atentado, veio a Brasília para avaliar o quadro do presidente e decidiu pela transferência dele a São Paulo. “Após exames realizados no HFA, em Brasília, o dr. Macedo, médico responsável pelas cirurgias no abdômen do presidente da República, decorrentes do atentado a faca ocorrido em 2018, constatou uma obstrução intestinal e resolveu levá-lo para São Paulo, onde fará exames complementares para definição da necessidade, ou não, de uma cirurgia de emergência”, informou o governo.

O senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) afirmou que o pai “está bem”, mas que deverá ficar internado. “A informação é de que ele ficaria três dias em observação para que o doutor Macedo avaliasse se tem de haver algum procedimento cirúrgico e que, se fosse necessário isso, algo muito pequeno, sem nenhuma gravidade”, minimizou. “Conversei com ele pelo telefone. Ainda um pouco grogue por causa da endoscopia, falou que estava tudo bem, para ficar calmo, tranquilo.”

Mais tarde, em entrevista aos Pingos nos Is, Flávio contou que Bolsonaro chegou a ser intubado na UTI. “Ele fez alguns exames de imagens também, em que foi constatado um entupimento no seu intestino, com muito líquido no estômago. Então, isso tudo foi monitorado”, disse. “Ele foi realmente para uma Unidade de Tratamento Intensivo, sim, para ficar em observação com cuidados melhores. Chegou a ser intubado para evitar que ele broncoaspirasse o líquido que estava vindo do seu estômago. Isso já havia acontecido em cirurgias passadas, por precaução, nada de grave”, acrescentou.

-

Ponta Porã - MS
Atualizado às 00h58 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 30°

28° Sensação
15 km/h Vento
39.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Segunda (26/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias