Sábado, 24 de Julho de 2021
18 98814 7587
Política INTERIOR

Três Lagoas vai contra decreto estadual e reabre comércio local

Governo do Estado não aceitou pedido do município em mudar para a bandeira vermelha

15/06/2021 16h35
Por: Jornalista Adilson Oliveira Fonte: Correio do Estado
Arquivo/jp
Arquivo/jp

O prefeito de Três Lagoas, Ângelo Guerreiro, decretou a reabertura do comércio do município, mesmo após o Governo do Estado recusar os pedidos apresentados pelo Executivo para manter a cidade na classificação de Bandeira Vermelha, do Programa de Saúde e Segurança na Economia (Prosseguir).

No decreto nº 229, publicado na segunda - feira (14), Guerreiro defende que a prefeitura tem investido na saúde e em melhorias nas unidades que tem atendem casos de coronavírus, além de ter adotado diversas medidas de prevenção à disseminação do vírus.

Outra justificativa usada é que a ocupação de leitos Covid corresponde a 50% de pacientes que moram em Três Lagoas. Por isso, por ser hospital de referência da macrorregião, está com mais da metade da capacidade ocupada com pessoas de outras cidades.  

O município também relata que será 'penalizado' por muito tempo, justamente por ser sede de macrorregião de saúde, internando pacientes de outras cidades.

O decreto municipal também determina que a cidade volte para a Bandeira Vermelha do Prosseguir e, por isso, o horário do Toque de Recolher, está sendo das 21h às 05h.

 

Entenda

O decreto estadual que determinava apenas o funcionamento de atividades essenciais em 43 municípios por 15 dias, fez com que alguns prefeitos solicitassem, imediatamente, medidas mais flexíveis, que foi o caso de Três Lagoas.

Com as restrições mais rígidas que começaram a valer no último domingo (13), todas essas cidades passaram para a bandeira cinza, que indica grau de risco extremo na pandemia.  

Com isso, em Três Lagoas, o prefeito encaminhou ofício ao secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, apresentando justificativas para manter o município na bandeira vermelha. No entanto, foi negado.  

Mesmo assim, Guerreiro contrariou o Governo do Estado e decretou reabertura do comércio, além de se auto colocar na bandeira Vermelha.

Ponta Porã - MS
Atualizado às 00h58 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 30°

28° Sensação
15 km/h Vento
39.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Segunda (26/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias