Quarta, 16 de Junho de 2021
18 98814 7587
Política POLÍTICA

Bolsonaro: "Se o Congresso aprovar, vamos ter eleições com voto impresso e ponto final"

Presidente reclama de críticas do presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, à mudança no sistema de votação: "Não fica com filigranas, dando uma de uma pessoa que sabe tudo"

10/06/2021 22h49 Atualizada há 5 dias
Por: Jornalista Adilson Oliveira Fonte: CB
(crédito: Reprodução/Redes Sociais)
(crédito: Reprodução/Redes Sociais)

O presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a instituição do voto impresso e fez críticas ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, que tem se colocado contra mudanças no sistema de votação do país.

Em live nas redes sociais na noite desta quinta-feira (10/6), Bolsonaro disse que "se o Congresso aprovar o voto impresso, vamos ter eleições com voto impresso e ponto final". "Se o Congresso promulgar a PEC do voto auditável, impresso, teremos eleições com voto impresso em 2022 e ponto final. Não discute mais este assunto. Não tem que ninguém dar palpite. Ninguém", ponderou.

Na quarta-feira (9/6), durante uma sessão no plenário da Câmara, Barroso alertou para o risco de judicialização das eleições com a instituição do voto impresso. "A última coisa que eu gostaria é que o Judiciário decidisse as eleições. Eu não gostaria de ter isso no meu colo, e acho que não seria bom para o país", afirmou o presidente do TSE.

Bolsonaro, contudo, interpretou a fala do ministro como uma afronta à eventual aprovação no Congresso de eleições com voto impresso. "Quer dizer que se alguém entrar com uma ação no Supremo, você vai despachar lá que: "Não vale a PEC aí, a emenda à Constituição dos deputados e senadores"? Não tem cabimento isso", reclamou.

"Cada um de nós deve respeitar a Constituição, respeitar o Parlamento brasileiro, respeitar as decisões nossas, respeitar as decisões de vocês também, do Judiciário. Não é se meter em tudo. "Ah, se não for judicializado, vamos cumprir". Vai cumprir, sim", esbravejou o presidente.

Por fim, Bolsonaro acusou Barroso de não conhecer a realidade de todo o Brasil. "Não fica com filigranas, dando uma de uma pessoa que sabe tudo. Não sabe nada! Não sabe o que é o voto de uma pessoa numa comunidade. Não sabe como é o voto nos sertões da vida deste Brasil por aí, o que acontece."

Ponta Porã - MS
Atualizado às 10h31 - Fonte: Climatempo
15°
Alguma nebulosidade

Mín. 13° Máx. 21°

15° Sensação
13 km/h Vento
88% Umidade do ar
40% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (17/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 21°

Nublado
Sexta (18/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 19°

Chuvoso
Ele1 - Criar site de notícias