Quarta, 16 de Junho de 2021
18 98814 7587
Política Referência Nacional

Coronel David parabeniza o DOF pelos seus 34 anos em defesa da fronteira e combate ao crime organizado

Deputado Estadual relembrou o legado do Coronel Adib Massad no DOF, considerado ícone da segurança em MS

28/05/2021 18h53
Por: Jornalista Adilson Oliveira Fonte: Assessoria CD
Coronel David e Coronel Adib Massad (In memoriam)
Coronel David e Coronel Adib Massad (In memoriam)

São mais de 30 anos de história e árduo trabalho em defesa da fronteira sem medir esforços para a segurança de Mato Grosso do Sul. Hoje, na data em que se comemora 34 anos de criação do Departamento de Operações da Fronteira (DOF), o deputado estadual Coronel David (sem partido) parabenizou a instituição que muito trabalhou pelo Estado e relembrou o ícone que formatou e marcou toda uma geração na segurança pública.

“Hoje parabenizo pelos seus 34 anos de trabalho excelente, o DOF, instituição na qual tenho muita estima. Foi ali que o saudoso Coronel Adib Massad deixou um grande legado, e hoje, com seus profissionais abnegados realizam com maestria a função de defender nossas fronteiras e combater o crime organizado”, comemora o deputado.

Criado no dia 28 de maio de 1987, por meio da Resolução nº. 119/87, o Grupo de Operações de Fronteira (GOF), com efetivo de dezesseis policiais, sendo oito policiais militares e oito policiais civis, todos subordinados, na época, à antiga Secretaria de Segurança Pública (SSP), cumpriam a missão de realizar o policiamento na região da Grande Dourados. Combateram crimes de narcotráfico, furto e roubo de veículos, de cargas, em propriedades rurais, golpe do seguro e outros crimes específicos na região. Mais adiante, o grupo se tornou departamento e desde então tem aperfeiçoado cada dia mais as estratégias e o trabalho, atualmente sob o comando do Coronel Wagner Ferreira da Silva.

Com isso, o DOF tem se notabilizado nacionalmente no trabalho de polícia ostensiva de fronteira, quer pelo pioneirismo nesse ramo de polícia especializada no Brasil. Policiais de todo o Brasil e de alguns países já estiveram na sede do órgão onde receberam treinamento e conheceram o "modus operandi" inovador e pioneiro no modelo policial brasileiro.

Líder em apreensões

O DOF fez a maior apreensão de maconha da história do Brasil e o Coronel David fez questão de transformar essa vitória em uma moção de congratulação para deixar registrado este acontecimento. Foi no dia 26 de agosto de 2020 que os policiais da instituição apreenderam 33,3 toneladas do entorpecente. Isso porque em 34 anos de história o DOF tem resultados impressionantes. Foram apreendidas 1.006 toneladas de drogas; 95 milhões de maços de cigarros; 1.157 armas de fogo apreendidas; e, 1.998 veículos recuperados.

Legado

Marcado por uma trajetória ímpar na segurança de Mato Grosso do Sul, o saudoso Coronel Adib Massad, que atuou na corporação entre os anos 1989 à 1996, deixou um verdadeiro legado histórico. Sua gestão à frente do DOF marcou uma época e sua conduta ilibada e firme no enfrentamento ao crime inspirou muitos policiais.

Com essa inspiração, o deputado Coronel David foi o responsável pela criação da medalha ‘PM Adib Massad’ que reconhece profissionais da Segurança Pública que se destacam na defesa e proteção da população e coautor da Lei 5.646/2021 que denomina “Coronel Adib Massad” a nova sede do DOF em homenagem a um dos policiais que mais fez história na segurança de Mato Grosso do Sul.

Nova Sede

Em setembro do ano passado o Governo do Estado autorizou a ordem de serviço para que fosse dado início à construção do prédio que deverá abrigar a sede do DOF. O prédio em Dourados contará com heliponto, auditório, alojamentos, salas de aula, cozinha, refeitório e ambientes administrativos. A unidade policial ainda terá salas de logística, inteligência, investigação e cartórios, entre outras.

 

Ponta Porã - MS
Atualizado às 10h54 - Fonte: Climatempo
15°
Alguma nebulosidade

Mín. 13° Máx. 21°

15° Sensação
13 km/h Vento
88% Umidade do ar
40% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (17/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 21°

Nublado
Sexta (18/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 19°

Chuvoso
Ele1 - Criar site de notícias