Quarta, 16 de Junho de 2021
18 98814 7587
Política POLÍTICA

Evander quer inclusão de gestantes e lactantes no grupo prioritário de vacinação contra Covid-19

Para Evander, essas mães apresentam-se em um estado maior de vulnerabilidade física

27/05/2021 12h39
Por: Jornalista Adilson Oliveira Fonte: Assessoria EV
Deputado Estadual Evander Vendramini (PP)
Deputado Estadual Evander Vendramini (PP)

O deputado estadual Evander Vendramini (Progressistas), encaminhou requerimento à Secretaria de Estado de Saúde solicitando a inclusão de mães gestantes e lactantes no grupo prioritário de vacinação contra a covid-19. O documento foi lido durante a sessão legislativa desta quinta-feira, 27.

A solicitação partiu de um grupo de mulheres lactantes de Mato Grosso do Sul, que fizeram um abaixo-assinado virtual. Conforme a carta, até sua publicação, o Brasil registrou 979 mortes de gestantes e parturientes em decorrência da covid-19 – o equivalente a 70% dos casos no mundo.

O abaixo-assinado lembra que a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas em Imunização (SAGE) verificaram a necessidade de incluir os grupos com comorbidades ou estados de saúde (como gestação e amamentação) na lista de prioridades. Além disso, mulheres gestantes e lactantes são consideradas grupo vulnerável e já são objeto de diversas políticas públicas de proteção, havendo, inclusive, recomendações para que trabalhem remotamente no período da pandemia.

Para Evander, essas mães apresentam-se em um estado maior de vulnerabilidade física. “A mulher gestante ou que está amamentando pode ser mais suscetível ao vírus porque apresenta alterações naturais no organismo que favorecem a queda da imunidade. Para que não seja colocada em mais essa situação de risco, estou protocolando requerimento às autoridades pedindo que sejam incluídas no grupo prioritário de vacinação”, explicou o parlamentar.

O parlamentar aponta outro dado do abaixo-assinado, que afirma haver estudos indicando que os anticorpos adquiridos por uma mãe lactante, após uma única dose da vacina, são transmitidos ao bebê por meio do aleitamento materno. “Trata-se de uma ação de política pública eficiente e promissora, porque gera, em médio e longo prazos, economia para o Estado e incentiva o aleitamento materno”, ressaltou o deputado progressista.

Link do abaixo assinado:

https://www.change.org/p/governador-reinaldo-azambuja-vacina-para-lactantes-mato-grosso-do-sul?recruiter=997238880&utm_source=share_petition&utm_campaign=psf_combo_share_initial&utm_medium=whatsapp&utm_content=washarecopy_28878629_pt-BR%3A5&recruited_by_id=6d3cf210-c471-11e9-9eab-03c2d647abb5

Ponta Porã - MS
Atualizado às 10h01 - Fonte: Climatempo
15°
Alguma nebulosidade

Mín. 12° Máx. 24°

15° Sensação
13 km/h Vento
88% Umidade do ar
40% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (17/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 21°

Nublado
Sexta (18/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 19°

Chuvoso
Ele1 - Criar site de notícias