Quinta, 15 de Abril de 2021
18 98814 7587
Política POLÍTICA

Senador protocola convocação de Guedes na CAE do Senado

Ministro da Economia terá que explicar demissão do ex-presidente do Banco do Brasil, André Brandão, em 18 de março. Se os membros do colegiado aprovarem o requerimento como está, será o segundo ministro do governo, em pouco tempo, a ser convocado pelo parlamento para prestar esclarecimentos

05/04/2021 18h41
Por: Jornalista Adilson Oliveira Fonte: CB
(crédito: Ministério da Economia)
(crédito: Ministério da Economia)

As denúncias de ingerência no Banco do Brasil poderão gerar desgaste do governo no parlamento. O líder da minoria no Senado, senador Jean Paul Prates (PT-RN), protocolou um requerimento para que o parlamento convoque o ministro da Economia, Paulo Guedes, para prestar esclarecimentos sobre o assunto na Comissão de Assuntos Econômicos da Casa. Se aprovado, Guedes será o segundo chefe de pasta convocado no parlamento. Em 31 de março, a Comissão de Fiscalização e Controle Financeiro da Câmara intimou o novo ministro da Defesa, o general Walter Braga Neto.

A convocação, feita nesta segunda-feira (5/4), tem o intuito de fazer com que Guedes comente a polêmica em torno do pedido de exoneração do agora ex-presidente do Banco do Brasil, André Brandão, em 18 de março. O pedido de demissão provocou outras duas saídas, dos conselheiros Hélio Lima Magalhães e José Guimarães Monforte. O líder da minoria afirmou que os movimentos produziram incertezas sobre a administração da instituição bancária e, por isso, precisa ser compreendida a fundo.

“Notícias recentes dão conta de sinais preocupantes que produzem incertezas e inseguranças sobre a administração do Banco do Brasil, uma das instituições financeiras mais importantes do país, patrimônio público, e símbolo da democratização da bancarização do país”, afirmou o líder. Em casos como esse, normalmente, o parlamento converte a convocação em convite, dando a oportunidade para que o ministro recuse comparecer, direito que perderá caso o requerimento seja aprovado como está.

Além da convocação de Guedes, Prates também convidou o ex-presidente do Banco do Brasil, André Brandão, e os ex-conselheiros Hélio Lima Magalhães e José Guimarães Monforte. Para o parlamentar, “é necessário reestabelecer a tranquilidade do setor municiando a opinião pública com informações sobre quais seriam tais ‘tentativas de desrespeito governança corporativa’”. Ele destacou que as turbulências “prejudicam a confiabilidade da empresa e afetam seu valor de mercado e sua governança”.

“Igualmente, é preciso esclarecer o contexto nebuloso da indicação de nome desqualificado por seus pares para o exercício da função de chefia de uma das empresas públicas mais importantes do país”, destacou.

Ponta Porã - MS
Atualizado às 10h00 - Fonte: Climatempo
23°
Alguma nebulosidade

Mín. 21° Máx. 33°

23° Sensação
9 km/h Vento
78% Umidade do ar
67% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (16/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (17/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias