Sábado, 16 de Janeiro de 2021
18 98814 7587
Política POLÍTICA

Com Simone favorita, MDB antecipa para esta terça escolha de candidato à presidência do Senado

Análise da bancada é de que a sul-mato-grossense atrai mais votos

12/01/2021 15h38
Por: Jornalista Adilson Oliveira Fonte: midiamax
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O MDB decidiu antecipar para a tarde desta terça-feira (12) a escolha do nome da legenda para disputar a presidência do Senado Federal. Segundo o portal G1, a favorita é a senadora Simone Tebet (MS).

O anúncio culmina no evento de filiação de Rose de Freitas (ES) e Veneziano Vital do Rêgo (PB). Simone disputa a indicação com Eduardo Braga (AM). Porém, a sul-mato-grossense vem conquistando cada vez mais apoio.

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), constatou que Simone é a pré-candidata que mais atrai votos de outros partidos, conforme a CNN Brasil. Essa é uma das condições estabelecidas para o MDB indicar seu nome.

Com 13 senadores, o partido vai passar para 15 com as duas filiações de hoje, seguindo como a maior bancada da Casa. Em entrevista ao Jornal Midiamax na semana passada, a senadora destacou que a legenda deve estar unida em torno do escolhido ou escolhida.

Simone já teria 37 votos na eleição, de acordo com o jornal Gazeta do Povo. São necessários 41 para ser eleito presidente da Casa. Com perfil independente, a sul-mato-grossense tem a simpatia do bloco do PSDB e Podemos, que garantiria 17 votos.

Há a expectativa de atrair ainda o Cidadania e o PSL da senadora Soraya Thronicke (MS). O PSD de Nelson Trad Filho (MS), PSC, Pros, PT e o Republicanos se uniram ao DEM de Rodrigo Pacheco (MG) e Davi Alcolumbre (AP).

Com isso, o bloco do atual presidente do Senado teria 29 votos. A Casa tem 81 membros, mas um deles está afastado e não deve se juntar a tempo da votação, prevista para 1º de fevereiro.

Ponta Porã - MS
Atualizado às 07h55 - Fonte: Climatempo
23°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 27°

23° Sensação
21.9 km/h Vento
71.8% Umidade do ar
90% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (17/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (18/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 25°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias