Sábado, 16 de Janeiro de 2021
18 98814 7587
Política POLÍTICA

Alan Guedes ‘herda’ caixa baixo e salário do funcionalismo é o primeiro desafio em Dourados

Prefeito de Dourados afirmou também que irá focar na limpeza pública, controle da pandemia e matrículas nas escolas da rede municipal, nos primeiros dias da administração

04/01/2021 11h56
Por: Jornalista Adilson Oliveira Fonte: Marcos Morandi
Alan Guedes, prefeito da segunda maior cidade de MS. (Foto: Marcos Morandi)
Alan Guedes, prefeito da segunda maior cidade de MS. (Foto: Marcos Morandi)

Entre os desafios já apontados pelo prefeito de Dourados, Alan Guedes (Progressista), todos em escala de urgência, como limpeza pública da cidade, controle da pandemia e matrículas nas escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino), está também o salário dos servidores.

Segundo o prefeito, a folha salarial de Dourados soma mais de R$ 30 milhões e no momento a administração municipal não dispõe de todo o recurso necessária para fazer essa quitação. “Na última quinta-feira (31) recebemos um relatório da Secretaria de Fazenda com informações de que tínhamos entre R$ 13 e 13,5 milhões no caixa”, afirmou.

Guedes também afirma que assim que reunir o dinheiro em caixa irá priorizar a quitação da folha salarial. “Vamos verificar as entradas de repasses voluntário do Governo Federal ou Governo do Estado que contribuem para o pagamento da folha”, disse Alan Guedes.

“Com certeza nesses primeiros momentos temos que dar atenção à saúde, educação e limpeza da cidade”, disse o novo prefeito que no primeiro dia do ano fez uma reunião de trabalho para definir as ações emergenciais.

Educação e saúde

Segundo o prefeito, o munícipio precisa resolver um problema grave na educação que é em relação fechamento do ano de 2020 e a abertura do sistema para a realização da pré-matrícula do ano letivo de 2021. ”Esse é um gargalo importante”, pontuou.

Em relação à saúde, Alan Guedes destacou a relação do município com a Funsaud (Fundação de Serviços Saúde de Dourados), que precisa deixar de ser conflituosa e apresentar respostas mais eficazes para o atendimento da população.

O órgão, que é responsável pela administração do Hospital da Vida e também pela UPA (Unidade de Pronto Atendimento), será administrado pelo advogado Milton Batista Pedreira Júnior, que foi anunciado como diretor-presidente na noite desta sexta-feira (1).

“Temos a necessidade da abertura de novos leitos e também fazer a toma de novas medidas relacionadas ao controle da pandemia”, comentou o prefeito.

A respeito da limpeza da cidade, Alan informou que já está retomando um contrato com a Agepen (Agencia Penitenciária Estadual) para realizar algumas ações emergenciais.

”Estamos também buscando alternativas para ver o que já tem disponível na prefeitura para que a gente possa esquadrinhar de maneira muito rápida, o contrato emergencial para contribuir com a limpeza da cidade”, disse o prefeito.

 

Ponta Porã - MS
Atualizado às 07h34 - Fonte: Climatempo
23°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 27°

23° Sensação
18.3 km/h Vento
82.4% Umidade do ar
90% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (17/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (18/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 25°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias