Sexta, 27 de Novembro de 2020
18 98814 7587
Política ELEIÇÕES 2022

Há possibilidade de Bolsonaro não se filiar ao partido que ele mesmo criou?

Se o Aliança pelo Brasil sairá do papel não é a única dúvida com relação à legenda.A filiação do presidente Jair Bolsonaro à sigla ainda não é dada como certa

22/11/2020 09h44
Por: Jornalista Adilson Oliveira Fonte: CB
Divulgação
Divulgação

A criação do Aliança pelo Brasil não é a única dúvida que persiste sobre o partido. A entrada automática do presidente Jair Bolsonaro é outro enigma. Isso porque ele disse que não pode investir 100% na criação da sigla e admitiu que mantém conversas com outras legendas –– inclusive, um retorno ao PSL não está afastado, assim como a adesão a alguma agremiação que companha o Centrão.

Isso não parece abalar o vice-presidente do Aliança, Luís Felipe Belmonte. Sobre a eventual desistência de Bolsonaro em se juntar à sigla, considera que “a escolha será dele”.

Mas, ao contrário do pai, o filho 03 do presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), defende que o Aliança fique pronto o quanto antes. No último dia 17, após os resultados do primeiro turno, ele usou as redes sociais para fazer um desabafo e disse que o resultado da eleição municipal não foi o que a direita esperava.

“Formar o Aliança, ou ter um partido verdadeiramente conservador, torna-se a cada dia mais fundamental, seja para o embate nas Casas legislativas, seja para a eleição. Os diferentes grupos e pessoas de direita poderiam estar em maior contato, melhor comunicação e amadurecer para não se enxergarem como adversários nas eleições”, defendeu.

Para a advogada constitucionalista e mestre em direito público pela Fundação Getulio Vargas (FGV) Vera Chemim, a fragmentação na direita inviabiliza a criação do Aliança e a possibilidade de reeleição de Bolsonaro, a menos que as políticas e ações governamentais direcionadas às regiões Norte e Nordeste venham a sustentar um segundo mandato.

Já o cientista político da Universidade Presbiteriana Mackenzie Rodrigo Prando explica que a criação do Aliança não quer dizer que agregará maciçamente os conservadores ou todo o espectro da direita. “Partidos que saem fortalecidos da eleição municipal têm uma máquina à disposição e têm vereadores e prefeitos a lutar por seus candidatos no plano nacional. Bolsonaro terá que se virar com o Centrão e pensar como chegar forte se o pós-pandemia trouxer uma crise profunda”, alertou.

Ponta Porã - MS
Atualizado às 13h48 - Fonte: Climatempo
26°
Alguma nebulosidade

Mín. 20° Máx. 33°

27° Sensação
4 km/h Vento
70% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Domingo (29/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias