Segunda, 21 de Setembro de 2020
18 98814 7587 Fixo (67) 3433-3321
Geral STF

Em evento do BRICS, ministro Dias Toffoli destaca rápida reação do Judiciário na pandemia

Em sua participação no evento coordenado pela Suprema Corte russa, o presidente do STF ressaltou também a celeridade e a alta produtividade do Judiciário brasileiro com decisões relativas ao impacto econômico das medidas de distanciamento.

08/09/2020 16h19
Por: Jornalista Adilson Oliveira Fonte: Imprensa
Divulgação
Divulgação

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, participou na manhã desta terça-feira (8) de seminário virtual das Cortes Supremas do BRICS, grupo de países de economias emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que teve como foco o trabalho do Judiciário em apoio aos agentes econômicos durante a pandemia.

O diálogo entre as Cortes Supremas e Constitucionais dos BRICS foi retomado ano passado, em Brasília, em seminário organizado pelo STF. A edição deste ano foi coordenada pela Suprema Corte da Federação Russa. Em sua participação, o presidente do STF destacou a rápida reação do Judiciário, após o anúncio da pandemia, que resolveu, entre várias controvérsias, a vinculada à necessidade do chamado “orçamento de guerra” para que o Executivo pudesse enfrentar o problema.

O ministro Dias Toffoli mencionou também a celeridade e a alta produtividade do Judiciário brasileiro em matéria de decisões relativas ao impacto econômico das medidas de distanciamento social. Citou como exemplo o canal exclusivo dedicado às ações relativas à Covid-19 no STF, que, em seis meses, recebeu e deu resposta a cerca de cinco mil casos.

A necessidade de fundamentação, com base nas evidências científicas disponíveis e nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), de medidas restritivas com impacto social e econômico foi ressaltada pelo presidente do Supremo como critério adotado nas decisões da Corte.

Ponta Porã - MS
Atualizado às 02h36 - Fonte: Climatempo
16°
Pancada de chuva

Mín. 14° Máx. 24°

16° Sensação
18.4 km/h Vento
48.1% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Quarta (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias