Quinta, 03 de Dezembro de 2020
18 98814 7587
Geral Geral

Polícia cumpre mandados em operação sobre desvios na saúde do DF

Ex-governador Agnelo Queiroz é um dos alvos da ação

23/07/2020 09h12 Atualizada há 4 meses
Por: Jornalista Adilson Oliveira Fonte: Agência Brasil
Simpol/DF
Simpol/DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) deflagrou hoje (23), em Brasília, uma operação para obter provas de um suposto esquema de pagamento de propina na contratação de leitos para a rede pública de saúde durante a gestão do ex-governador do DF, Agnelo Queiroz (PT).

A apuração é conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público, com apoio da Polícia Civil. Estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão autorizados pela 1ª Vara Criminal de Brasília.

De acordo com as investigações, R$ 420 mil teriam sido pagos ao ex-governador e ao ex-secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa, em troca de favorecimento junto à administração pública. O valor seria 10% do contrato para a compra de leitos.

Segundo o MPDFT, a propina teria sido paga por meio de contrato fictício de publicidade e marketing entre a empresa interessada no contrato, a Secretaria de Saúde e o Instituto Brasília Para o Bem-Estar do Servidor (Ibesp). O pagamento teria ocorrido em 2014, segundo o relato de colaboradores.

A operação desta quinta-feira (23), denominada Alto Escalão, é um desdobramento da Operação Checkout, deflagrada em junho de 2018 para apurar outro esquema ilícito nos contratos do setor saúde no Distrito Federal.

Agência Brasil tentou entrar em contato com as defesas dos acusados.

 "Ainda na residência do ex governador foi encontrado um espingarda, que foi apreendida e Agnelo Queiroz (PT) foi conduzido a delegacia para prestar esclarecimentos sobre a arma e sua documentação''. (Informação Desperta Cidade).

Brasília - DF

Brasília - Distrito Federal

Sobre o município
Capital do Brasil e centro politico da nação
Ponta Porã - MS
Atualizado às 16h53 - Fonte: Climatempo
22°
Trovoada e chuva

Mín. 22° Máx. 28°

22° Sensação
9 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (04/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (05/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 24°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias