Sexta, 30 de Outubro de 2020
18 98814 7587
Saúde SAÚDE

Covid-19 afasta do trabalho pelo menos 254 profissionais da área da saúde em Presidente Prudente

Levantamento feito pelo G1 reuniu informações do Hospital Estadual, do Hospital Regional, do Hospital Regional do Câncer e das unidades de saúde municipais.

09/07/2020 10h10 Atualizada há 4 meses
Por: Jornalista Adilson Oliveira Fonte: G1 Presidente Prudente
Hospital Regional de Presidente Prudente — Foto: HR/Divulgação
Hospital Regional de Presidente Prudente — Foto: HR/Divulgação

A pandemia de Covid-19 foi declarada no dia 11 de março pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Antes disso, no dia 2 de março, a Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente informou que tinha dado início à investigação do primeiro caso suspeito de novo coronavírus no município. Mesmo tendo sido descartado posteriormente, os profissionais que atuam na saúde têm se dedicado ao combate a esta doença há quatro meses, seja na prevenção, na recuperação dos pacientes ou na manutenção das unidades de saúde. Apesar dos cuidados, muitos trabalhadores também foram afetados. Conforme levantamento do G1, foram pelo menos 254 afastamentos e 15 confirmações da doença entre funcionários da saúde. Até esta quarta-feira (8), a maior cidade do Oeste Paulista já contabilizou 992 confirmações de Covid-19, com 23 mortes.

G1 solicitou informações para todos os hospitais do município, entre os da administração pública e os da iniciativa privada. Contudo, nem todos repassaram as informações pedidas.

Saúde municipal

Os dados mais expressivos repassados ao G1 são da Secretaria Municipal de Saúde. Até o dia 15 de junho, foram registrados 108 afastamentos e 12 casos confirmados. Desse total, dois trabalhadores precisaram ser hospitalizados e oito já estavam curados. Entre as funções mais afetadas, estão profissionais da enfermagem e da limpeza.

Questionado sobre as medidas adotadas para segurança dos servidores, o município informou que o Plano de Contingência Municipal para o combate ao coronavírus foi colocado em prática desde o dia 19 de março. A Secretaria Municipal de Saúde reforçou que foi feito também um manual de recomendação sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos servidores que atuam no atendimento aos pacientes suspeitos ou confirmados com a doença.

Ainda sobre as medidas, a Prefeitura disse que fez a implantação do Telessaúde em parceria com a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e implantou o Centro de Triagem Covid-19, no dia 27 de abril, além da testagem rápida dos sintomáticos em hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Centro de Triagem.

Administração estadual

Sob responsabilidade da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, estão 2.425 profissionais, que atuam em diversas funções. De acordo com a pasta, até o final de junho, o Hospital Estadual de Presidente Prudente conta com 325 profissionais, no total. Destes, 63 chegaram a ser afastados temporariamente por suspeita ou confirmação. Já o Hospital Regional de Presidente Prudente possui 2.100 profissionais e, no mesmo período, foram 62 casos suspeitos ou confirmados.

G1 solicitou os dados de casos suspeitos e confirmados separados, mas o pedido não foi atendido. A pasta informou também que ambas as unidades possuem estoques completos de Equipamentos de Proteção Individual, “garantindo proteção aos profissionais que estão na ‘linha de frente’ do combate à Covid-19”.

“Vale lembrar que a doença costuma afetar as pessoas infectadas por cerca de 14 dias e que esses profissionais contam com atendimento nas próprias unidades onde atuam ou em qualquer serviço do SUS [Sistema Único de Saúde]”, salientou a Secretaria da Saúde do Estado.

 

Hospital Regional do Câncer

O Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente (HRCPP) informou ao G1 que até o final de junho foram 21 afastamentos. Três profissionais testaram positivo para o novo coronavírus, sendo dois do setor de engenharia e um do monitoramento.

A unidade enfatizou que as medidas tomadas desde o início da pandemia foram: utilização de máscara por todos os colaboradores; treinamentos com técnicas de higienização e respaldo a dúvidas existentes; aumento dos pontos com álcool em gel nos setores; e informações sobre o vírus para conhecimento de todos.

A unidade conta com o total de 184 funcionários.

PRESIDENTE PRUDENTE - SP

PRESIDENTE PRUDENTE - São Paulo

Sobre o município
Maior cidade do oeste paulista, um grande centro acadêmico de referência no Estado de São Paulo.
Ponta Porã - MS
Atualizado às 21h05 - Fonte: Climatempo
20°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 24°

20° Sensação
16.8 km/h Vento
64.7% Umidade do ar
90% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (31/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 24°

Sol e Chuva
Domingo (01/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 26°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias