Quinta, 03 de Dezembro de 2020
18 98814 7587
Geral GERAL

Esplanada concentra manifestações pró e contra Bolsonaro neste domingo

Do lado a favor do presidente, manifestantes pedem ao Senado o julgamento dos processos de impeachment dos juízes do STF. Do lado contrário, há pedidos de saída de Bolsonaro e em defesa dos profissionais da saúde e do SUS

21/06/2020 14h13
Por: Jornalista Adilson Oliveira Fonte: CB
(foto: CCS PMDF)
(foto: CCS PMDF)

Do lado a favor do presidente, manifestantes pedem ao Senado o julgamento dos processos de impeachment dos juízes do STF. Do lado contrário, há pedidos de saída de Bolsonaro e em defesa dos profissionais da saúde e do SUS

No lado de apoio ao chefe do Poder Executivo, os ativistas se concentram do lado direito do Museu Nacional da República. Há um carro de som para mobilização do grupo, que veicula discursos críticos aos manifestantes contra o governo. "A cruz significa um pedido de intervenção política, para que o presidente consiga manter a democracia e nos livre de tudo o que é nefasto", afirma um dos organizadores, de cima do carro de som.

 Os apoiadores de Bolsonaro estão em maior número e ao lado direito da Esplanada

Em meio aos discursos, os apoiadores citam passagens bíblicas. "Estamos buscando a justiça. Não estamos buscando fechar o Supremo (Supremo Tribunal Federal). E queremos que a lei seja cumprida, os mais de 20 pedidos de impeachment dos ministros do STF estão arquivados. Davi Alcolumbre (presidente do Senado) tem que colocar isso na mesa e é isso que pedimos. Não é nada fora da lei. O que queremos é praticar a justiça na nossa nação. Deus há de salvar essa nação", alega outro organizador.

"O Senado tem que cumprir o poder que nós colocamos nas mãos deles (senadores). Esses pedidos de impeachment precisam ser julgados", finaliza. Apesar das recomendações sanitárias contra a disseminação do novo coronavírus, os manifestantes, enquanto a reportagem acompanhou o grupo, não respeitaram o distanciamento social nem todos usavam máscaras de proteção, de uso obrigatório no Distrito Federal.

A analista de sistemas Keila Oliveira Silva, de 46 anos, veio sozinha para o ato. "Nós precisamos mostrar o nosso apoio ao presidente, que segue uma política que queremos, baseada na família e no patriotismo. O que o Supremo (STF) está fazendo é uma vergonha, liberando presos e rasgando a Constituição. Não estão fazendo ações que vão melhorar a nossa pátria. Por isso, estou aqui lutando. Não quero deixar a zona que o Brasil está para os meus filhos", afirma a moradora do Tororó.

Manifestação contra Bolsonaro

Com faixas pedindo o impeachment do presidente, em defesa dos profissionais da saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS) e contra o racismo, manifestantes contrários ao atual governo percorrem o lado oposto da Esplanada dos Ministérios. Entoando gritos, como "Recua, fascista, recua. Pelo poder popular que está na rua", eles saíram do estacionamento em frente ao Teatro Nacional e seguiram em direção ao Congresso.

O grupo contra o governo do presidente pede a cassação da chapa de Jair Bolsonaro e novas eleições. Para o professor de filosofia Diogenes Francisco de Sousa Gomes, 33 anos, a campanha bolsonarista foi baseada na "produção de fake news, que inclusive, precisa de apuração para que os envolvidos sejam punidos. Além disso, também sabemos que o governo apoia o fascismo e ataca minorias", pontua. 

Durante toda a manhã não houve registro de violência. Apenas quando as manifestações caminhavam para a dispersão houve um princípio de tumulto que foi controlado pela Polícia Militar do Distrito Federal, e pelos próprios organizadores do ato.

Brasília - DF

Brasília - Distrito Federal

Sobre o município
Capital do Brasil e centro politico da nação
Ponta Porã - MS
Atualizado às 16h31 - Fonte: Climatempo
22°
Trovoada e chuva

Mín. 22° Máx. 28°

22° Sensação
9 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (04/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (05/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 24°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias