Sábado, 28 de Novembro de 2020
18 98814 7587
Geral 18/07/2019

Parabéns NIOAQUE - MS pelo seus 128 anos de emancipação política e administrativa

População maravilhosa, louvo e agradeço ao Senhor pelas famílias deste município . Um grande abraço a todos.

18/07/2019 10h37 Atualizada há 1 ano
Por: Jornalista Adilson Oliveira Fonte: Redação DC
Divulgação
Divulgação

Nioaque município de está situado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, no Sudoeste de Mato Grosso do Sul (Microrregião de Bodoquena). Localiza-se a uma latitude 21º08'07" sul e a uma longitude 55º49'48" oeste. Distâncias:

·         180 km da capital estadual (Campo Grande)

·         1 205 km da capital federal (Brasília).

. Seu topônimo deriva da palavra tupi-guarani "Anhuac" que traduzida para o Português significa "Clavícula quebrada". Anhuac, era a designação do rio, hoje Nioaque, que banha a cidade. Sua grafia antiga era "Nioac".

Está a uma altitude de 200 m. A topografia mais abrupta do município encontra-se ao leste, com uma larga faixa de cuesta de norte a sul além de algumas escarpas e ressaltos topográficos. Os modelados de dissecação de topos colinosos estão disseminados em vários locais, onde por sua natureza apresentam uma diversidade mais acentuada, contrastando com os dissecados tabulares e as áreas e acumulação fluvial.

A geomorfologia do município de Nioaque divide-se em duas Regiões:

·         Região dos Planaltos da Borda Ocidental da Bacia do Paraná, com a unidade geomorfológica Planalto de Dourados

·         Região da Depressão do Alto Paraguai, com as unidades: Piemontes da Serra de Maracaju e Depressão de Aquidauana-Bela Vista. Apresenta relevo plano, geralmente elaborado por várias fases de retomada erosiva, com relevos elaborados pela ação fluvial e áreas planas resultante de acumulação fluvial sujeita a inundações periódicas

Clima, temperatura e pluviosidade

Está sob influência do clima tropical (AW). Na região sudoeste do município, o clima é úmido, apresentando índice efetivo de umidade com valores anuais de 40 a 60%. A precipitação pluviométrica anual varia de 1.750 a 2.000mm, e os excedentes hídricos de 1.200 a 1.400mm durante 7 a 8 meses e deficiência hídrica de 200 a 450 mm, durante três meses. Para o restante da área do município, o clima regional com sua variação meso climática, é o úmido a sub-úmido, apresentando índice efetivo de umidade com valores anuais variando de 20 a 40%. Sendo que a precipitação pluviométrica anual varia entre 1.500 a 1.750mm, excedente hídrico anual de 800 a 1.200mm, durante 05 a 6 meses e deficiência hídrica de 350 a 500mm, durante 4 meses. A temperatura média anual do município nas 252 proximidades de sua sede é em torno de 25°C, no extremo sudoeste é de 23°C e na sua área total central é de 24°C. A evapotranspiração potencial total anual varia de 100 a 1.300mm.

Hidrografia

Está sob influência da Bacia do Rio da Prata. Rios do município:

·         Rio Canindé: afluente pela margem esquerda do rio Nioaque, no município de Nioaque.

·         Rio Miranda: afluente pela margem esquerda do rio Paraguai. Possui 700 km de extensão, sendo 200 km navegáveis. Faz divisa entre os municípios de Bonito e Nioaque. Passa nas proximidades da cidade de Miranda. Deságua no rio Paraguai na altura do distrito de Albuquerque.

·         Rio Nioaque: afluente pela margem direita do rio Miranda, no município de Nioaque. Nasce na serra de Maracaju, passa pela cidade de Nioaque, fazendo divisa entre este município e o de Anastácio.

·         Rio São Miguel: afluente pela margem esquerda do rio Nioaque, no município de Nioaque.

Vegetação

Predominando e distribuídas quase que equitativamente encontra-se a pastagem plantada e a vegetação natural representada pelo Cerrado e pelo seu contato com a Floresta Estacional.

Nioaquense Ilustre:

O escritor, jornalista e folclorista brasileiro Hélio Serejo é natural de Nioaque.

O cantor sertanejo Rodolfo da dupla Maria Cecília & Rodolfo é natural de Nioaque.

O atual Presidente da República Jair Bolsonaro já serviu no 9° G A C em Nioaque.

 

Fala Pastor Adilson Oliveira
Sobre Fala Pastor Adilson Oliveira
Além da palavra de Deus, falaremos dos assuntos do momento em nosso país e no mundo
Ponta Porã - MS
Atualizado às 06h48 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 34°

22° Sensação
22.8 km/h Vento
58.9% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (29/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (30/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 35°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias